quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Corantes Naturais


Estudos e pesquisas vêm comprovando ao longo do tempo que os corantes naturais, aqueles retirados do açafrão, da canela, entre outros, são ótimos para a nossa saúde e não apenas para deixar as refeições com uma carinha mais apetitosa. Esses corantes entram no grupo dos alimentos funcionais, entretanto, até agora, apenas estudos de laboratório confirmam esse poder. Para ter certeza absoluta, são necessários estudos mais amplos. De qualquer forma, não há nenhum componente artificial nesses corantes, pois são retirados de vegetais. Entenda agora os benefícios já estudados de cada um deles.

Açafrão

De onde vem: da cúrcuma, uma planta da família do gengibre.

Benefício: ele ajuda a combater o melanoma (pior tipo de câncer de pele) e o vitiligo. Isso por que o açafrão tem potencial oxidante e captura as moléculas doentes, responsáveis por causar doenças nas células e formar o tecido cancerígeno. Além disso, ele também ajuda a suavizar as cólicas menstruais

Onde usar? Em molhos, arroz e risotos. A carne de frango também combina com este corante.


Canela

De onde vem: ela é retirada da parte interna do tronco da caneleira, uma pequena árvore do sul da Ásia.

Benefício: o pó da canela é responsável por um tom levemente marrom nos pratos e ajuda no combate a diabetes tipo 2. Isso se deve ao fato de que uma substância encontrada neste corante reproduz o efeito da insulina no sangue. De qualquer forma, controlar o consumo de açúcar é importante mesmo se a canela fizer parte de seus pratos.

Onde usar? Dona de um aroma exótico, a canela combina com pratos árabes, como o quibe, em sobremesas variadas e também nas bebidas à base de café.


Caramelo

De onde vem: principalmente do processamento do xarope de milho (a famosa glucose), mas também se origina de outros carboidratos.

Benefício: assim como o açafrão, o caramelo é uma poderosa substância oxidante. Ele tem antocianina em sua composição, outra substância que combate os radicais livres que prejudicam o bom desenvolvimento das células, auxiliando no combate ao câncer. O caramelo também melhora a visão noturna.

Onde usar? Em biscoitos, sorvetes caseiros e doces em geral.


Clorofila

De onde vem: dos vegetais folhudos (que são plantas de folhas usadas na alimentação, como repolho, alface, brócolis, escarola, etc.). É a clorofila a responsável pela cor verde desses alimentos.

Benefício: ela é rica em minerais (magnésio, ferro, cobre e potássio) e possui o poder de limpar os tecidos intestinais e de eliminar toxinas do sangue, ou seja, desintoxica o organismo e também ajuda a emagrecer.

Onde usar? Em sucos de frutas de sua preferência.


Colorau

De onde vem: ele é retirado do urucum e dá uma cor avermelhada aos alimentos.

Benefício: o colorau possui carotenóides em sua composição, que atuam como antioxidantes nas células. Sendo assim, protegem contra o envelhecimento precoce. Além disso, o chá de semente de urucum alivia a prisão de ventre e problemas estomacais. Só não vale abusar, pois, se usado em excesso, ocasiona irritação no fígado e no pâncreas.

Onde usar? Em macarronadas de molho vermelho, carnes e pratos com mandioca.


Páprica

De onde vem: ela é o pó extraído da pimenta doce ou do pimentão mesmo.

Benefício: foi comprovado que a páprica contem capsaicina, uma substância responsável pelo ardido da pimenta e que ajuda a eliminar as células doentes causadoras do câncer de próstata.

Onde usar? Carnes e molhos combinam com este tempero.


Não pode esquecer...

Mesmo sendo naturais, o ideal é consumir esses corantes com consciência, sem exageros, afinal, o equilíbrio é o grande amigo da boa saúde. E são apenas esses corantes naturais que fazem bem, ok? Os artificiais (encontrados na salsicha, nos sucos em pó, no hambúrguer, nas balas e nos doces em geral) causam danos ao sistema digestivo quando consumidos com frequência e exagero. Não se engane! Cuide-se.


Créditos: Clínica Daniela Hueb




Nenhum comentário:

Postar um comentário